12º H : "sempre na lua"

                                                                                                     

Pedro da Maia casa com Maria Monforte



O Outono passou, chegou o Inverno, frigidíssimo. Uma manhã, Pedro entrou na biblioteca onde o pai estava a ler junto ao fogão, passou um momento os olhos por um jornal aberto, e voltando-se bruscamente para ele disse-lhe:

- Meu pai, venho pedir-lhe licença para casar com uma senhora que se chama Maria Monforte.

Afonso pousou o livro aberto sobre os joelhos, e numa voz grave e lenta disse para o filho.

- Não me tinhas falado disso… Creio que ela não é de boa família, é filha de um assassino, de um negreiro…

- Meu pai!...

Afonso ergueu-se diante dele, rígido e inflexível.

- Que tens a dizer-me mais? Fazes-me corar de vergonha.

Pedro, mais branco que o lenço que tinha na mão, exclamou todo a tremer, quase em soluços:

- Pois pode estar certo, meu pai, que hei-de casar!

Saiu, atirando furiosamente a porta. No corredor gritou pelo criado, muito alto para que o pai ouvisse e deu-lhe ordem para levar as suas malas para o Hotel Europa.

Dois dias depois Vilaça entrou em Benfica, com as lágrimas nos olhos, contando que o menino casara nessa manhã – e segundo lhe dissera o Sérgio, procurador do Monforte, ia partir com a noiva para a Itália.









<< Home

Archives

outubro 2005   novembro 2005   janeiro 2006   fevereiro 2006   março 2006   abril 2006   setembro 2006   outubro 2006   novembro 2006   dezembro 2006   janeiro 2007   abril 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?