12º H : "sempre na lua"

                                                                                                     

PEDRO DA MAIA APAIXONADO

Mas um dia… Pedro da Maia amava! Era um amor à Romeu, vindo de repente numa troca de olhares fatal e deslumbrante, uma dessas paixões que assaltam uma existência, a assolam como um furacão, arrancando a vontade, a razão.

Numa tarde, estando no Marrare, viu parar, defronte à porta de Madame Levaillant, uma caleche azul onde vinha um velho de chapéu branco, e uma senhora loura, embrulhada num xale de Caxemira.

O velho, baixote e gorducho, de barba muito grisalha talhada por baixo do queixo, uma face tisnada de antigo embarcadiço, desceu todo encostado ao trintanário como se um reumatismo o incomodasse, entrou o portal da modista; e ela voltando devagar a cabeça olhou um momento para o Marrare.

Sob as rosinhas que ornavam o seu chapéu preto, os cabelos loiros ondeavam de leve sobre a testa curta; os olhos eram maravilhosos.

Não a conhecia. Mas um rapaz alto, macilento, de bigodes negros, vestido de negro, que fumava encostado à outra ombreira, vendo o interesse de Pedro murmurou-lhe:

- Queres que te diga o nome, Pedro? E pagas ao teu amigo Alencar uma garrafa de champanhe?

Veio o champanhe. E o Alencar, depois de passar os dedos magros pelos anéis da cabeleira e pelas pontas do bigode, começou, todo recostado e dando um puxão aos punhos:

- Chama-se… A deusa que tu acabaste de ver chama-se…

- André – gritou Pedro ao criado, martelando o mármore da mesa -, retira o champanhe!

O Alencar bradou:

- O quê? Sem eu saciar a minha tremenda e descomunal sede?

Pedro disse-lhe que o champanhe poderia ficar se ele dissesse rapidamente o nome daquela encantadora mulher.

- Pois… Eis o nome da deusa loura: Maria Monforte!








<< Home

Archives

outubro 2005   novembro 2005   janeiro 2006   fevereiro 2006   março 2006   abril 2006   setembro 2006   outubro 2006   novembro 2006   dezembro 2006   janeiro 2007   abril 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?