12º H : "sempre na lua"

                                                                                                     

O regresso de Pedro da Maia e de Maria Monforte


Depois do casamento, Pedro e Maria vão em viagem de núpcias para Itália e para França. Em breve ficam cansados da vida agitada de Paris e decidem regressar a Portugal. Antes de regressarem, Pedro escreve uma carta ao pai a tentar a reconciliação, dizendo-lhe que, logo que chegasse a Lisboa, se iria lançar a seus pés.

Na verdade, logo que desembarcou, correu num trem a Benfica. Mas o pai tinha partido dois dias antes para Santa Olávia. Pedro ficou desfeito e muito magoado com a partida do pai.

Entre o pai e o filho fez-se uma grande separação. Quando lhe nasceu uma filha, Pedro não disse nada ao pai. Era uma linda bebé, muito gorda, loura e cor-de-rosa, com os belos olhos negros dos Maias. Maria adorava a filha, passava dias de joelhos ao pé do berço.

Afonso da Maia não os queria perdoar, não queria conhecer a neta, tanto pior para ele!

E o próprio Vilaça, um dia que Pedro lhe mostrara a pequerrucha adormecida entre as rendas do seu berço, sensibilizou-se, veio-lhe lagrimazita aos olhos, e declarou, com a mão no coração, que aquilo era teimosia do Sr. Afonso da Maia!

- Pois pior para ele! Não querer ver um anjo destes! – disse Maria, dando diante do espelho um jeito às flores do cabelo. – Também não faz cá falta…








<< Home

Archives

outubro 2005   novembro 2005   janeiro 2006   fevereiro 2006   março 2006   abril 2006   setembro 2006   outubro 2006   novembro 2006   dezembro 2006   janeiro 2007   abril 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?