12º H : "sempre na lua"

                                                                                                     

FICHA DE TRABALHO

II

  1. Identifique o intruso:

1.1. pensar, dialogar, reflectir, meditar, matutar, ……………..

1.2. motivo, razão, causa, origem, margem, ……………..

1.3. impaciente, nervoso, chuvoso, exaltado, inquieto, ……………..

1.4. insistência, recusa, teimosia, perseverança, obstinação, ……………..

1.5. consolar, acalmar, sobressaltar, aquietar, tranquilizar, ……………..

  1. Coloque a preposição correcta:

2.1. O filho …………….. Pedro estava …………….. berço.

2.2. Afonso …………….. Maia ouvia o filho …………….. andar …………….. cima.

  1. Escreva o verbo indicado entre parêntesis no tempo conveniente:

3.1. Ontem Pedro …………….. (chegar) a Benfica e …………….. (contar) ao pai a sua desgraça.

3.2. O pai disse-lhe: «Amanhã tu …………….. (pensar) mais calmamente e depois …………….. (decidir).

  1. Preste atenção às frases:

O bebé estava junto do avô.

O bebé começou a chorar.

4.1. Transforme as duas frases simples numa frase complexa, estabelecendo entre elas uma relação de tempo.

5. Observe as frases:

O pai disse-lhe para se acalmar.

Pedro continuou muito agitado.

5.1. Transforme as duas frases simples numa frase complexa, estabelecendo entre elas uma relação de oposição.

6. Veja as expressões:

Pedro se acalmasse.

Poderia pensar com mais calma.

6.1. Transforme as duas frases simples numa frase complexa, estabelecendo entre elas uma relação de condição.

7. Escreva o antónimo de:

7.1. junto

7.2. longe

7.3. acalmar

7.4. impaciente

7.5. cima

7.6. só

7.7. subir

7.8. negro

III

Composição

Imagine a viagem, que Pedro não chega a efectuar, à América.

(ter presente a personalidade desta personagem)








<< Home

Archives

outubro 2005   novembro 2005   janeiro 2006   fevereiro 2006   março 2006   abril 2006   setembro 2006   outubro 2006   novembro 2006   dezembro 2006   janeiro 2007   abril 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?