II
1.1. pensar, dialogar, reflectir, meditar, matutar, ……………..
1.2. motivo, razão, causa, origem, margem, ……………..
1.3. impaciente, nervoso, chuvoso, exaltado, inquieto, ……………..
1.4. insistência, recusa, teimosia, perseverança, obstinação, ……………..
1.5. consolar, acalmar, sobressaltar, aquietar, tranquilizar, ……………..
2.1. O filho …………….. Pedro estava …………….. berço.
2.2. Afonso …………….. Maia ouvia o filho …………….. andar …………….. cima.
3.1. Ontem Pedro …………….. (chegar) a Benfica e …………….. (contar) ao pai a sua desgraça.
3.2. O pai disse-lhe: «Amanhã tu …………….. (pensar) mais calmamente e depois …………….. (decidir).
O bebé estava junto do avô.
O bebé começou a chorar.
4.1. Transforme as duas frases simples numa frase complexa, estabelecendo entre elas uma relação de tempo.
5. Observe as frases:
O pai disse-lhe para se acalmar.
Pedro continuou muito agitado.
5.1. Transforme as duas frases simples numa frase complexa, estabelecendo entre elas uma relação de oposição.
6. Veja as expressões:
Pedro se acalmasse.
Poderia pensar com mais calma.
6.1. Transforme as duas frases simples numa frase complexa, estabelecendo entre elas uma relação de condição.
7. Escreva o antónimo de:
7.1. junto
7.2. longe
7.3. acalmar
7.4. impaciente
7.5. cima
7.6. só
7.7. subir
7.8. negro
III
Composição
Imagine a viagem, que Pedro não chega a efectuar, à América.
(ter presente a personalidade desta personagem)
outubro 2005 novembro 2005 janeiro 2006 fevereiro 2006 março 2006 abril 2006 setembro 2006 outubro 2006 novembro 2006 dezembro 2006 janeiro 2007 abril 2007