12º H : "sempre na lua"

                                                                                                     

FICHA DE TRABALHO



  1. Quando nasceu o segundo filho, a personagem masculina ficou contente, mas também sentiu tristeza. Explique a razão destes dois sentimentos.
  2. Depois de Maria ter falado, Pedro ficou muito contente. Por que razão ficou Pedro feliz?
  3. Pedro tomou uma decisão. Que decidiu?
  4. Quem escolheu o nome do bebé?
  5. Pedro foi a uma caçada na quinta da Tojeira. Para que serviu a caçada?
  6. Quem estaria presente nessa caça?
  7. A que horas foi a partida para a caçada?
  8. A caçada decorreu bem ou houve algum acidente? Justifique a resposta.
  9. Indique os diminutivos que se encontram no texto.
  10. Classifique o narrador deste excerto de Os Maias.
  11. Divida o texto em partes, justificando a sua divisão.

II

  1. Observe as seguintes frases:

Pedro da Maia estava triste.

O pai de Pedro estava longe.

1.1. Transforme as duas frases simples numa frase complexa, estabelecendo entre elas uma relação de casa.

  1. Observe agora as frases que se seguem:

Pedro da Maia queria dar ao pequeno o nome de Afonso.

Maria preferiu chamar-lhe Carlos Eduardo.

2.1. Transforme as duas frases simples numa frase complexa, estabelecendo entre elas uma relação de oposição.

  1. Indique o intruso:

3.1. entusiasmado, estimulado, encorajado, excitado, enjoado, …………

3.2. consentimento, autorização, razão, permissão, assentimento, …………

3.3. falhar, desacertar, encaminhar, perder, errar, …………

  1. Mude para o feminino:

4.1. Filho; 4.2. pai; 4.3. papá; 4.4. sobrinho; 4.5. pequeno; 4.6. entusiasmado; 4.7. italiano; 4.8. trémulo.

5. Escreva o antónimo de:

5.1. abandonado; 5.2. feliz; 5.3. tristeza; 5.4. regressasse; 5.5. dentro; 5.6. dentro; 5.7. pouco; 5.8. pequeno; 5.9. retardar; 5.10. felizmente; 5.11. sobrinho; 5.12. simpatizar; 5.13. grande.

  1. Estabeleça uma relação de condição entre as frases simples que se seguem:

6.1. Não chover. Irei passear para o campo.

6.2. Sair o totoloto. Farei um cruzeiro à volta do mundo.

6.3. Vou ao teatro. Tiver companhia.

6.4. Ficaria muito feliz. Os alunos da turma K estudassem mais.

6.5. Terias melhores notas. Estudasses com mais atenção.

  1. Procure no texto «O nascimento do segundo filho» uma frase que contenha uma relação de condição.

III

Composição

- Uma grande desgraça, Maria!

- Jesus!

- Feri o rapaz, feri o italiano!... O Tancredo.

Imagine a continuação deste diálogo.









<< Home

Archives

outubro 2005   novembro 2005   janeiro 2006   fevereiro 2006   março 2006   abril 2006   setembro 2006   outubro 2006   novembro 2006   dezembro 2006   janeiro 2007   abril 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?